quinta-feira, 4 de junho de 2015

Zanazanan virou luz

Francisco Zanazanan (1972-2015).

Pois é, em sua derradeira performance artística nesse mundo em que vivemos, Zanazanan mais uma vez nos surpreende: virou luz e partiu! É, não era à toa que ele já vinha trabalhando com hologramas e sombras, confundindo seu sutil grafismo com a pintura.

Zanazanan foi um artista autodidata que tornou-se conhecido ao receber o primeiro prêmio no Salão dos Novos de 1992, em Fortaleza. Na mostra, ele expôs relevos em madeira pintada nos quais não só a forma, toscamente recortada, mas também os grafismos inscritos causaram impacto. Em 1992, ainda, conquistou o prêmio de viagem Juventude Ecológica, do Instituto Equatorial de Cultura Contemporânea, tendo participado em San José, na Costa Rica, da Conferência da Juventude Preparatória para a ECO 92, no Rio de Janeiro. 

Em 1999 realizou mostra individual na Ibeu Art Gallery, Fortaleza, onde a partir daí iniciou-se de fato sua carreira profissional. 

Participou do Salão de Abril, em Fortaleza, em 1996 e 1999; no salão Arte Pará, em Belém, em 1996 e 1998 (premiado); Salão da Bahia, em Salvador, em 1999 e 2004 (premiado); salão Norman Rockwell, no Ibeu-CE Art Gallery, em Fortaleza, em 1998. 

Em 2005, convidado pela Oriel Mostyn Gallery, no País de Gales, Reino Unido, realizou residência artística.

Ainda bastante jovem, acende-se nos céus Zanazanan, um dos nossos mais criativos artistas.

(Foto: Acervo Francisco Zanazanan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário