sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Massachusetts!


Em Sobral, sempre que me achava com o bom Edson Pinto da Silveira, o Fartura, ele me cumprimentava com a alegre saudação “Olá, Tony!”. E quando eu perguntava por onde andava, ele respondia: “Massachusetts!”.

Tempos depois, tomando umas e outras e traçando piabas fritas no Açude Acaraú Mirim com meu amigo João Pontes Mota, o Tripa, ele me revelou que, após pesquisar tanto em Mumbaba de Baixo, quanto em Mumbaba de Cima, concluiu que o nome Massachusetts, um dos 50 estados dos Estados Unidos da América, localizado na região da Nova Inglaterra, cujo nome oficial é The Commonwealth of Massachusetts, pasmem, advém de Massapê, Ceará!

Já, em viagem pelos distritos de Tangente e Tuína, depois de ter passado por Aiuá e Ipaguaçu-Mirim, consultei o heráldico massapeense Jilson Canuto, o Jilsim, e ele me contou que um dos fundadores desse estado estadunidense era um filho de Massapê. Pois bem, quando ele chegou lá, não se aclimatando, bravejou dizendo que o lugar era “uma boston”, com o seu já carregado sotaque de estrangeiro. Daí, a razão de ter sido nominada Boston, a capital de Massachusetts que, traduzido para o cearês, significa “solo argiloso, compacto e de coloração escura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário