segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A penitência


Ao voltar de viagem, a espilicute Dona Higina foi bater direto à Igreja para se confessar com Padre Lito. No confessionário, ajoelhou-se, fez o sinal da cruz e ouviu o vigário pedir para ela contar seus pecados.  

- Padre, eu viajei ao Rio de Janeiro...
- Sim, filha...
- Padre, fui passear por lá e me encontrei com um ex-namorado...
- Sim, filha...
- Padre, eu deitei com ele...
- Mas, filha...
- Padre, que coisa horrível...
- O que, filha?
- Padre, estou tão envergonhada... Sou uma mulher casada!
- Sim, filha...
- Padre, eu traí meu marido!
- Filha, o pecado da traição é por demais grave...
- Padre, eu sei e estou tão arrependida...
- Filha, o arrependimento alivia o pecado...
- Padre, eu quero pagar pelo o que fiz!
- Como assim, filha?
- Eu quero saber qual a penitência para me redimir desse erro!
- Filha, vá pra casa, reze cinco ave-marias, cinco pai-nossos, peça perdão à Deus e se dedique ao seu bom esposo, que é o seu verdadeiro porto seguro...
- Padre, se eu fizer assim, estarei perdoada?
- Sim, filha... Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo...
- Amém!

Toda contrita, a devotada Dona Higina saiu da Igreja aliviada. No caminho de volta para casa, já faceira, encontrou-se com Dona Judite, amiga fiel e confidente de muitos anos.

- Oi, Higina!
- Oi, Judite!
- Higina, chegou quando do Rio?
- Agora há pouco...
- E aí, foi bom por lá?
- Foi ótimo!
- Que você fez de especial?
- Mulher nem te conto...
- O que?!
- Mulher, você não imagina com quem me encontrei lá?
- Com quem?
- Com o Genivaldo!
- Aquele oficial do exército, que você namorou quando era mocinha?
- Ele mesmo!
- E aí?
- E aí, que ele ainda tá inteirão que dá um caldo e tanto...
- Verdade? Jura?
- Ora, conversa vai, conversa vem, saímos e... Aconteceu!
- O que, vocês transaram?!
- Não, Judite, fizemos amor...
- Mas, Higina, e o Altair?
- Bem, Judite, o Altair continua sendo o melhor marido do mundo!
- Mas, não lhe bateu o menor remorso?!
- Bater, bateu, mulher, mas acabo de sair da Igreja agorinha mesmo...
- E o que é que tem?
- Judite, pode trair seu marido!
- Deus me livre!
- Juditinha, minha querida, a penitência que Padre Lito passa por traição ao marido é apenas de cinco ave-marias, cinco pai-nossos e pedir perdão à Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário