domingo, 24 de agosto de 2014

As mudas que ainda falam

Por Alexandre Figueiredo.


Chico Figueiredo.
Vou contar uma do Chico Figueiredo, meu saudoso pai.
Pertinho de partir. De volta para a coisa universal, ele me pediu para levá-lo ao Mirador, a fazenda que ele mais fez.

Na passagem, exigiu entrar na Secretaria de Agricultura, onde ele tinha mandado fazer um horto, quarenta anos antes. Um horto. Produção de mudas de plantas de todo naipe.

Logo na entrada, o segurança perguntou quem era. Ele não pediu para que fosse dito que éramos duas autoridades (ele, Secretário de Agricultura que criou o parque e eu deputado estadual). Simplesmente disse que estava indo comprar mudas de plantas. O rapaz olhou e levantou o pau da entrada sem mais delongas. Acho que confiou nos beiços.

Seu Chico, então, mandou que eu fizesse a volta em torno do prédio e encostasse a camionete no horto. Coisa de belíssima vista. Desceu e disse preu abrir a tampa traseira da C-14. Uma pick-up Chevrolet. O tomador de conta viu logo quem era e perguntou quais as mudas que ele queria. Aí, ele apontou o dedo e saiu dizendo :

- Bote tantas dessa e tantas daquelas e tantas destas e tantas daquelas outras e mais tantas dessas outras e mais aquelas dali e mais dessas aqui e mais...

E foi enchendo a camionete sem deixar empilhar muda sobre muda.

Quando ficou cheia, pediu a mangueira d'água e xiringou todas as mudas até escorrer o barro na caçamba. Mandou contar e fez as contas, puxou o dinheiro. Nesse interregno, alguém foi dizer a alguém no gabinete e o tomador de contas recebeu a ordem de não cobrar. Ele disse que nunca tinha dado prejuízo ao estado e que tinha criado o horto para garantir a receita própria da Secretaria e que ele deveria continuar dando exemplo. Agradeceu.

Quando ele mandou que eu fechasse a tampa da caçamba cheia de mudas, eu, tal como ele, engenheiro agrônomo, perguntei:

- E aí pai, vamos etiquetar as mudas para quando plantar lá no Mirador a gente saber o que é.

Olha só a resposta.

- Se preocupe não, meu filho, quando elas frutificarem os comedores vão saber.

Todas elas frutificaram. Todas. Até a filgueira. E todos nós sabemos quais são os frutos.

Um comentário: